25 fevereiro 2010

Coisas que adoro (I)


Se há coisa que adoro é chegar a casa e devorar uma caixa inteira de Mon Cheri. Especialmente se for depois depois de um dia extremamente enfadonho e cansativo. É uma coisa a que não consigo mesmo resistir. Passo pelo supermercado e compro uma caixa dos ditos bonbons e ao chegar a casa devoro-os logo a todos. Normalmente é uma caixa pequenita porque quantos houverem é quantos desaparecem logo...

Que maravilha é dar a primeira trincada e sentir aquele líquido saboroso espalhar-se pela boca, depois é só misturar com o sabor do chocolate. A mistura de sabores é divinal.

Depois ainda fico com água na boca, mas pronto, foi bom enquanto durou (normalmente uns breves minutos)...

23 fevereiro 2010

Haja paciência!


Há coisas que já não se admitem, que já não se suportam e para as quais já não se tem paciência nenhuma. Neste momento na escola é só burocracia e mais burocracia (para mim é mais palhaçada, mas pronto!), reuniões, formações projectos, enfim, já não se aguenta. O que dedicamos menos tempo é... tcharararannn às aulas!

Todos os professores se debatem com esta porcaria hoje em dia. O que deveria ser A PRIORIDADE na vida escolar dos ESTUDANTES passou para último plano. Enfim, não sei se é caricato ou se é só estúpido mesmo. Mesmo assim dedicamos o pouco tempo que conseguimos arranjar (no intervalo da catrefada de coisas que nos invadem todos os dias) e preparamos o melhor que conseguimos. E resultados? Cada vez piores! É facilitismo atrás de facilitismo e mesmo assim não chega, ainda querem mais. Os miúdos já não se esforçam rigorosamente nada. Os profes mandam fazer, eles não fazem nem querem saber e ainda se portam mal...


Mas depois vêm os iluminados encarregados de educação dos iluminados educandos e com toda a sua arrogância levantam aqueles narizinhos e diziam (sábios na matéria): "Então, se os alunos não fazem as tarefas e se se portam mal, a culpa é da professora, ela que mude de ESTRATÉGIA."


A estratégia... a estratégia sei bem eu qual é! E era para aplicar ao filho e à mãe!!!

11 fevereiro 2010

Cão despromovido...

Hoje em dia acho fantástico o partido que tiramos das tecnologias. Dão-nos um "jeitão" e facilitam-nos imenso a vida. Isto quanto às tecnologias muito em geral, mas estou mais a falar de uma em particular: do computador e também, intimamente ligada, da internet.

Como professora, a internet tem-me dado um jeito que só visto. Na pesquisa e partilha de material e também na comunicação rápida entre colegas. Enfim, esta ferramenta veio facilitar e de que maneira o nosso trabalho de professores.


Agora o que me intriga, o que me aborrece, o que me chateia
, o que me põe os cabelos em pé, o que me faz apetecer gritar até se ouvir no outro lado do mundo, o que me desespera e o que me faz sentir tantas coisas (más) entre elas uma inútil, é o partido que os alunos hoje em dia tiram da internet. Francamente! Já não há pachorra! Por muito que se explique as coisas, por muito que se diga que se anula o trabalho se for integralmente copiado da net (e eu já o fiz), apesar de todas as estratégias e mais alguma, os putos hoje em dia não se esforçam para nada!

Hoje arranjaram um novo amigo! Pois é, o cão foi despromovido! Agora o melhor amigo dos alunos é o...


GOOGLE!



Meu Deus! Já não suporto aquela coisa de...

-->"agora vão fazer um trabalho de pesquisa sobre..." pumba... abrem o Google imediatamente e escrevem la o assunto... depois... é só copiar sem ler...

-->"agora vão fazer um panfleto sobre..." lá está o melhor amigo pronto
a servi-los...

-->"agora vão fazer um cartaz sobre..." quem adivinha a quem os espertos discentes vão recorrer? certo! ao amigo Google. Todos espertalhaços lá vão comentando entre as sucessivas páginas abertas do melhor amigo e ainda comentam "olha aquela imagem tá fixe pra isto"


Quem observar aqueles criaturas a "trabalhar", deve pensar que a prof NÃO ensinou nada! Errado! A prof fartou-se de explicar, corrigir, entregar resumos de como se faz um trabalho de pesquisa, um cartaz ou um panfleto (já para não falar nos powerpoint) e de se disponibilizar para ajudar... Mas qual quê! Para quê tanto trabalho se na net está tudo? Para quê usar neurónios se os podem poupar (talvez para os usarem um dia mais tarde, assim em adultos vão tê-los novinhos em folha...)


Enfim,... sobre isto só tenho uma palavra a dizer:
CANSAÇO! Estou cansada dos futuros geniozinhos terem trocado de melhor amigo...


PS:
Eu adoro o Google, tanto que até faço colecção dos logótipos... Tenho-os todos! Numa pasta com o nome: " Google" (e co
m sub-pastas por anos eh eh) :P