30 maio 2013

Mais erros...



Não gosto de ouvir as pessoas (incluindo professores, jornalistas, apresentadores,...) a dizerem:
"vai de encontro"

quando querem dizer:
"vai ao encontro de"

(não é por nada, mas assim de repente parece-me que só têm significados opostos)

29 maio 2013

O que é...

...ISTO???

Arte???

Basicamente a conceituada (?) fotógrafa tem uma forma muito original (?) ou peculiar (?) de mostrar a sua arte (?). A senhora dá chupa-chupas a criancinhas (sem roupa) e tira-os logo de seguida para as poder fotografar em lágrimas! E depois as fotos são divulgadas (tudo em nome da arte, claro). Não considero arte e não acho graça.


Das aulas

Depois de explicar o que era um estuário (e mostrar imagens de estuários em geral e do estuário do Tejo) e um delta (e depois de mostrar uma imagem do delta do Nilo, mas sem dizer o nome deste rio), surge o diálogo:

Prof: A que rio pertence este delta, que é bastante conhecido e que vocês até já estudaram?

Aluno 1: Eu só conheço o do café.


Noutra turma:

Aluno 2: É dali que vem o café Delta?


26 maio 2013

Dia Nacional do Folclore

Uma das coisas que adoro é o folclore. Adoro os sons, os trajes, as cores, as tradições, a história... É um bocadinho da história de cada povo e de cada região de um país. Adoro o nosso folclore, com as músicas e os trajes tão diferentes de região para região, em que cada um esconde a sua história e vivências.



19 maio 2013

O click certo na hora certa...

Há fotos que são brilhantes e não foram manipuladas. Basta estar no lugar certo à hora certa e alguma "pontaria" para conseguir captar o momento, por vezes insólito.

Mais fotos AQUI.






18 maio 2013

Isto é arte???



Alguém a dormir numa caixa de vidro para que os outros vejam é arte? Se isto é arte eu devo ser a pessoa mais ignorante do planeta. É que não compreendo, de todo, em que é que uma situação destas é arte.

Não compreendo mas posso ter alguns palpites quanto à situação. Ora bem, então a criatura, figura principal deste cenário no MoMA, é a atriz Tilda Swinton, que não fez assim tantos filmes (pelo menos que eu saiba, mas se fez muitos foram maus porque não é assim tão conhecida), nem com muito sucesso. A situação profissional para o lado dela não deve ser a melhor. Então quando as pessoas se encontram em determinadas situações têm de se "desenrascar" de alguma forma. Inventou (ou inventaram por ela) esta situação e como as pessoas são estúpidas (aceitam sem usarem os neurónios o que lhes é impingido) ficaram cegas e passam a adorar esta forma de "arte" que consideram tão peculiar e original. Provavelmente até nem gostam, mas como não se dão ao trabalho sequer de refletir, vão atrás da "manada" e apreciam imenso esta... forma de arte!


17 maio 2013

Aprovada a lei da coadopção por casais homossexuais


Nem iria comentar este assunto porque ainda não tenho uma ideia 100% consolidada acerca do mesmo. É certo que pendo mais para um dos lados, mas não quero manifestar já a minha opinião.

O que eu quero comentar são os comentários de alguém (uma jornalista, parece) que é contra a aprovação desta lei. 
O que me fez bastante "comichão" não foi o facto da dita senhora ser contra, foi o facto de ter usado argumentos que eu NUNCA tinha ouvido. Argumentos tão ousados (não era bem esta palavra mas até me falta o vocabulário) que me deram arrepios, mas no mau sentido.

Então a senhora refere que: 
"Os ignóbeis socialistas e bloquistas vão levar amanhã mais uma vez a adopção de crianças por duas pessoas homossexuais do mesmo sexo que vivam juntas, ao Parlamento. Não se enganem, todas as manifs, todos os Grandolas Vilas Morenas, todos os Galambas e Dragos, todos os actos de terrorismo de interrupção de membros do Governo em actos públicos, têm um único objectivo "dar crianças aos homossexuais"." (antes da aprovação da Lei)

E depois da aprovação da Lei:
"Eu acho que há instituições que são melhores do que muitas familias biológicas. Ali não são violadas, nem mal tratadas.

Então vamos por partes:
1- Então a senhora acha que todos os defensores desta Lei só têm por único objetivo  "dar crianças aos homossexuais"? Bem, generalizar assim toda a gente? O que é que eu posso comentar? Ela coloca tudo no "mesmo saco". E as crianças "dão-se"? Assim, como um objeto, uma mercadoria? Só me ocorre uma coisa: MEDO (desta senhora)!

2- Se há instituições que tratam melhor as crianças do que as famílias biológicas? Sim, sem dúvida que há. Mas nas instituições não são violadas nem maltratadas? What? Mas a senhora vive no mesmo planeta que eu ou caiu aqui assim de repente??? 
Há de tudo, crianças maltratadas em famílias biológicas e em instituições e crianças violadas em famílias biológicas e em instituições, por isso, não me parece, de todo, um argumento para defender a sua opinião. 
Seja como for, mesmo nas instituições onde as crianças não são maltratadas, TODAS as crianças querem sair de lá. Ninguém quer permanecer numa instituição. Até hoje ainda não ouvi um relato que seja de alguma criança que prefira estar num instituição.

3- Quanto à última frase da senhora: então os homossexuais adoptam crianças SÓ com o intuito de as seduzirem, de as violarem e  de as colocarem como mercadoria sexual? Que se pode dizer acerca disto? Pois, também não sei...

Eu, que sou pela teoria da conspiração, confesso que a minha mente (bastante fértil, por sinal) não chegou aos calcanhares da desta senhora. Até acredito que possa haver de tudo, que há, mas generalizar desta forma? Parece-me bastante radical, demasiado estúpido, até. 

14 maio 2013

Será exagero da minha parte?

Será que é exagero da minha parte achar que é vergonhoso apresentar um erro destes numa página da internet? Eu acho que um erro destes num local destes fica muito mal...

De salientar que a referida página  terá, certamente, milhares de visualizações tendo em conta a quantidade de visitantes da exposição. Link aqui.




12 maio 2013

Coisas que abomino


Futebol

Odeio futebol! Aliás, não odeio o futebol, odeio é o fanatismo e o fundamentalismo das pessoas em relação ao futebol, bem como a forma como vivem o "clubismo"! Haja paciência... eu não tenho...


09 maio 2013

Dia da espiga

Hoje é o dia da espiga. Em pequena adorava este dia. Ainda adoro, mas a vida de adulto é diferente... Não há a liberdade mental e emocional, com a mente desimpedida de preocupações, como na infância que tornavam estes dias tão especiais. Seja como for, adoro o dia da espiga. Quanto mais não seja ficam as recordações. Tenho tão boas recordações deste dia...

Lembro-me da alegria de sair com a professora e colegas, ou com a minha mãe em busca de um raminho de flores / plantas do campo. Lembro-me da temperatura agradável que se fazia sentir. Lembro-me da alegria que era estar no campo e poder desfrutar daquele ar puro, ouvir os sons próprios do local, tudo natural, sem nenhuma intervenção antrópica. Não havia sinais de prédios, indústrias, barulhos, não havia poluição (na agricultura ainda se utilizava estrume, na maior parte dos casos). Era campo, no seu estado mais puro.
A minha mãe gostava muito de fazer este tipo de atividades comigo. Eu também adorava, claro. Por um lado das atividades em si, por outro tinha a minha mãe comigo e sentia-me feliz e segura. Ela estava ali se me acontecesse alguma coisa. A minha mãe apanhava (e ensinava-me a apanhar) as plantinhas mais bonitas para fazerem parte da minha "espiga" (chama-se assim o tal raminho com as plantas do campo) e ensinava-me quais eram as que deveriam fazer parte do raminho. Sim, havia algumas "obrigatórias" que deveriam constar. Também me ensinava-me o nome delas. Já em casa, a minha mãe fazia um raminho, pequenino, muito bonito para poder guardar ao longo do Outono e do Inverno. Talvez com uma simbologia qualquer, como dar proteção ou transmitir boas energias, mas essa parte já não me lembro.

Recordar certos episódios da infância é tão bom. Por uma lado sou uma saudosista. Por outro, como defensora do ambiente, é bom recordar estes episódios em que, apesar de se apanhar algumas plantitas (algumas já estavam secas, pois era assim que deveriam constar no ramo), não havia destruição da mesma nem sequer maus tratos a qualquer ser vivo. 

A "espiga" ficava guardada durante as estações mais frias. Até que se deitava fora (creio), passava mais um ano e chegava novamente o "dia da espiga" e repetia-se o ritual...


Tive


Não gosto quando vejo erros ortográficos (e outros). Há uns que me causam mais "urticária" do que outros. E não, não estou a falar em situações em que se escreve de certa forma propositadamente, como é o caso de mensagens em telemóveis ou chats. Também não estou a falar daqueles em que o erro saiu por engano, por se estar a escrever à pressa ou sem estar com muita atenção.

Detesto ver "tive" em vez de "estive" e, principalmente verificar que este erro prolifera por aí. 

Detesto ver "ouve" em vez de "houve".


04 maio 2013

obrigadO


Faz-me uma certa confusão as mulheres a dizerem "obrigado". E há tantas, tantas a dizerem isto. 

Será que não sabem que no feminino se diz "obrigada"?


03 maio 2013

Mais uma...

Este Ministério não pára de surpreender! É uma atrás da outra. Todos os dias há novidades fantásticas.

A última:


"Alunos do 4º ano vão assinar "compromisso de honra" que proíbe uso de telemóveis

As escolas estão a receber orientações para obrigar os alunos do 4º ano a assinarem um "termo de responsabilidade" onde se comprometem a não utilizar telemóveis nos exames, revela a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE).
  
"A CNIPE acaba de saber que há orientações que estão a chegar às escolas no sentido de obrigarem os alunos do 4º ano a assinarem um termo de responsabilidade, um compromisso de honra, em como não vão utilizar telemóveis ou equipamentos multimédia" durante os exames, afirma o dirigente da confederação, Rui Martins.   
  
Para Rui Martins, "é uma insanidade completa" o Ministério da Educação e Ciência (MEC) estar a pedir às crianças que assinem um "compromisso de honra".  "Estamos a falar de crianças de tenra idade e isto é uma insanidade o que estão a pedir aos nossos filhos. Eles nem sequer sabem o que vão assinar", diz. "

Notícia completa aqui.


Dançar


Um dia destes vou dançar, dançar, dançar até cair.

Lógicas

Mas qual é a lógica dos professores do 1º ciclo não poderem vigiar os exames dos respectivos alunos?
Ao que parece estes professores não podem vigiar os exames dos seus próprios alunos pois há o risco (pois já aconteceu) destes dizerem algumas respostas aos pupilos. Não sei se será por mais alguma razão que não poderão vigiar os exames, mas que em algumas situações causa muito transtorno, lá isso causa.

Vamos por pontos:
1- A minha escola (EB 2,3) tem dois edifícios (exceptuando as escolas do 1º ciclo que fazem parte deste agrupamento): um para alunos do 1º ciclo (o pólo) e outro para alunos dos 2º e 3º ciclos. Ora, como os professores do 1º ciclo não podem vigiar estes exames quem os vigiará? Os tontinhos dos 2º e 3º ciclo, pois está claro. Logo, estes últimos irão faltar às suas aulas, uma vez que os exames decorrerão no pólo, havendo o outro edifício disponível para as fantásticas aulas. Hum e quem dará as aulas a que os professores vigilantes irão faltar? Os professores do 1º ciclo, claro está. E que aulas darão eles? As aulas que os parvinhos deixarão em planos de aulas, pois então.

Conclusão: os professores dos 2º e 3º ciclos FALTARÃO às suas aulas para vigiar os exames do 1º ciclo e AINDA TÊM de deixar um plano de aula para a substituição. Quer dizer, estragam-me a MINHA aula, dão-me um CASTIGO (que é o que as vigilâncias são) e ainda OBRIGAM os meus alunos a "gramar" uma porcaria duma substituição (que é o que as substituições são!). Sim, nas substituições deixamos uma porcaria de uns exercícios para resolver (que muitas vezes não serão corrigidos, pois foi só por obrigação que ficaram no plano de aula) ou então uma porcaria de um filme (sim, pois os alunos já estão fartinhos de filmes até aos olhos à conta destas substituições).

2- Os professores não são competentes para vigiar os seus exames? Pois, sei que há professores que diziam as respostas aos alunos... Sim, veja-se onde está a moral desta gente! Dizer respostas de exames! Mas isso quer dizer o quê? Que é um grande incompetente mas não quer que a sua escola tenha uma razia nos resultados? Que é tão, mas tão boa pessoa e gosta tanto dos meninos que lhes vai dar as respostas? Ou é simplesmente por falta de carácter? Pois, estes professores já são o fruto da educação pós 25 de Abril. Tenho pena, muita pena dos Capitães de Abril terem dado o corpo ao manifesto para que o país se tenha tornado nesta coisa pestilenta e doente. Lembro-me muito bem de ouvir pessoas mais velhas, tão velhas que não já não se encontram no mundo dos vivos, a defender a sua honra e palavra. Eram coisas muito importantes para as pessoas, estas duas. Podiam não ter nada, não ter dinheiro, não ter casa, não ter nenhum bem material, mas tinham honra e palavra e tinha-se orgulho disso. E hoje? Hoje não se sabe o significado destas duas...

Cada vez mais tenho vergonha de pertencer a esta profissão. Cada vez vejo mais desunião. Cada vez tenho mais asco das pessoas...

02 maio 2013

...


Não consigo encontrar palavras para explicar ISTO!