24 fevereiro 2006

Boatos...


Na Grécia Antiga, Sócrates foi abordado por um amigo...
- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?

- Espera um momento, - disse Sócrates - antes de continuares, quero fazer-te um teste, chama-se o Teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras?!
- Sim! - continuou Sócrates - Antes de me dizeres seja o que for acerca domeu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer. A 1ª Peneira é a Verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é Verdade?
- Não... eu só ouvi...
- Tudo bem. - Disse Sócrates- Então não sabes se realmente é Verdade ou não. Vamos tentar a 2ª Peneira.A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo Bom?
- Nem por isso...
Então Sócrates continuou.
- Queres dizer-me algo mau acerca dele mesmo sem saberes com certeza se é verdade?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da Utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?
- Acho que não.
- Bem... - concluiu Sócrates - Se o que me queres dizer não é Verdade, nem Bom, nem Útil para mim porque mo queres dizer?!
O amigo estava envergonhado!
Esta é a razão pela qual Sócrates foi um Grande Filósofo e um Grande Ser Humano!

Seria bom lembrarmo-nos disto quando ouvimos um boato...

2 comentários:

girl disse...

curioso...
a minha semana foi exactamente assim... só mexericos, só boatos... será que tudo era verdade... porque me contaram isso tudo...

Eu realmente acho que não ganho nada com isso.

Anónimo disse...

Gostei ..gostei mesmo, não conhecia esta teoria das 3 peneiras, mas é bem verdade todos deveriamos 1ª sabe-las e principalmente aplica-las. bjs