05 janeiro 2008

Luto!!!


Há dias um amigo muito especial deu-me um recente texto dele para eu ler. Li, reflecti e adorei. Com a sua autorização aqui fica o texto:

"Hoje perguntaram-me se estava de luto, eu disse, claro!, afinal estava de preto e que mais poderia ser, de luto sim, luto pelo envenenamento da inteligência nos seres humanos "civilizados", diga-se por outras palavras os imbecis sociais que vandalizam e agridem diariamente o mundinho onde habito, e pensando bem, são praticamente todos, e aquele era-o de certeza...

A juventude está mais inteligente do que nunca, culta, bem informada e eximiamente educada. Dá gosto de ver, de ler, até de ouvir. São pequenos poetas, filósofos, entusiastas e amadores de culturas vastas e diversas. Que de vez em quando, e porque errar é humano e ainda vai estando nos genes até que o tirem, há sempre aqueles menos potenciais, coitados, excluidos que insistem em ler literatura reles e fraca como Edgar A.Poe, não, esses não conseguem compreender a profundidade de Dan Brown ou similares autores de renome cultural. Coitados, ficam-se por Kafka ou Goethe, nao conseguem atingir a capacidade de compreensão necessária para ir ao futebol gritar histericamente ou submeter-se à intensidade intelectual dos discursos da política nacional sem soltarem um comentário triste de crítica infundada. coitados, pouco interessam, não são ninguém, as suas sinapses mentais resultam sempre atrofiadas de ouvirem tantos violinos e violoncelos pois não se sentem estimuladas pela boa sonoridade melodiosa das catederais da música da noite.

E assim é, esta juventude, a que interessa, a culta, serão os grandes de amanhã, governadores, cientistas, professores, políticos, historiadores mas principalmente Doutores, em toda a sua excelência.

Cada vez mais o estatuto humano se degrada numa eloquência merdosa a que se chama evolução, evolui sim, mas para o fundo da sanita onde não tarda a haver novamente um dilúvio, ao qual espero que desta vez não esteja lá nenhum imbecil para salvar os grandes exemplos da humanidade."

Sem comentários: