02 julho 2008

CEF's e desabafos


Parece que há uma nova moda que se vem instalando no ensino. Moda, não porque os professores queiram, mas porque alguém que detém o poder assim o quer. Quer, pode e manda... E ao fim de algum tempo já todas as escolas "usam", que segundo a estatística, já se designa por moda. Estou a falar dos CEFs, os Cursos de Educação e Formação. Só me dá vontade de rir. Cursos de Educação e Formação??? Gostava de saber onde está a Educação e a Formação. Fui uma das muitas "privilegiadas" com uma destas turmas e só posso dizer que nunca me tinha acontecido nada igual em toda a minha carreira, que não é longa mas é alguma coisa.
.
De facto não se consegue fazer nada com tais elementos, nem trabalho nem outra coisa qualquer e muito menos dar àquela "gente" [as aspas são propositadas, já que não me quero incluir no mesmo grupo daquelas coisas] regras de educação e de civismo. Mas eu cá teria uns métodos infalíveis para resolver estes tais problemas de educação. E não recorreria à tortura. Acho que é o mínimo que podemos exigir dentro duma sociedade. Se faltarem as normas de boa educação, creio que não podemos esperar mais nada destes futuros homens (até me dá arrepios de pensar que o futuro vai ser governado por eles). E isto não é exagero não, porque CEFs, PIEFs e outros que tais há por aí aos magotes. Nascem de ano para ano que nem cogumelos, com perspectivas de proliferação intensa, sem precisar de adubo. Basta uma leizita, ou um ofício onde nas entrelinhas está tudo dito.
.
O mal não é surgirem as aberrações destes "cursos" por aí fora, o problema é a forma como as coisas são feitas. Os meninos NÃO reprovam quer tirem maus resultados, quer faltem o ano todo (literalmente). Os meninos NÃO são castigados por maltratarem professores, funcionários ou colegas (literalmente). Os professores NÃO podem dar a nota de 1 a quem faltou o ano todo a quem não fez nada que não fosse portar-se mal (muito mal mesmo). Mas anda-se um ano, ou dois, a enganá-los, sim, a dizer-lhes que lhes acontece isto ou aquilo se faltarem ou se não fizerem os deveres ou se se portarem mal. Mas estamos a enganar quem? Até eles já se aperceberam da realidade...
.
Estava eu a falar com uma amiga, que também lhe calhou tal sorte na rifa, e estávamos a desabafar a nossa situação. Dizia ela que conseguiram expulsar 3. E eu, muito admirada, quis saber como tal aconteceu, porque no meu caso não deixaram (literalmente) que isso acontecesse. Mas entretanto ela diz que "foi preciso muita coisa para que isso acontecesse". Chegou ao cúmulo de um deles se andar a despir e de ter ameaçado de morte um funcionário. Claro que a burocracia necessária para tal nem vale a pena citar.
Quanto a mim posso dizer que só me faltaram ofensas físicas e ameaças de morte.

.
.
Moral da história...
acho que não vale a pena dizer o que toda a gente já sabe. Ou será que nem toda a gente sabe? Quem não está por dentro do meio é provável que não saiba. Eu cá sei muito bem, mas prefiro nem pensar porque me assusto...

Sem comentários: