18 julho 2008

E assim se fazem as mantas de retalhos com trapos quase rotos

Na Finlândia, os professores têm uma tarde livre para trabalharem em conjunto: planificam, trocam materiais e elaboram recursos didácticos de forma cooperativa. A ênfase está na atitude colaborativa e no apoio aos alunos que estão a ficar para trás. Não há exames nacionais, os resultados das avaliações externas das escolas não são tornados públicos, não há rankings de escolas e um em cada três alunos recebe aulas de apoio.

Na Finlândia, os professores são muito bem pagos, a profissão é socialmente muito valorizada, não existe um sistema formal de avaliação de desempenho dos professores, não existe um Ministério da Educação com poderes curriculares e pedagógicos sobre as escolas, o currículo nacional é mínimo, a autonomia das escolas é grande, os planos de estudos incluem menos disciplinas do que em Portugal, o número de aulas por semana é menor e as aulas têm 45 minutos. Como se vê, é tudo ao contrário de Portugal.

Quem é que Portugal tem copiado?

Na avaliação dos professores, Portugal copiou o Chile.
Na centralização curricular e pedagógica, inspirou-se na França.
Na avaliação externa das escolas, foi buscar o modelo britânico.

Ou seja, Portugal tem vindo a copiar os países com piores resultados escolares.

(Recebido por e-mail)

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Andreia disse...

é uma tristeza! Até vou reencaminhar esse texto!

p.s. Obrigada pela visita, volta sempre!

Prof. FM disse...

Livra, que nem para copiar servem!!! :(

Anónimo disse...

Hola. Me llamo Najuzaith, me alegra que te identifiques con una de mis pinturas, " el grito del abismo" Solo te agradeceria si puedes hacer referencia a mi pagina por usar mi imagen. Te lo agradeceria y de esa manera no hay problema con que use mi imgane gracias.

http://najuzaid.deviantart.com/
www.myspace.com/najuzaid