12 janeiro 2011

Diferentes idades

Há coisas que os alunos de hoje em dia não percebem mesmo. Não percebem nem concebem certas coisas. Como por exemplo, como é que há alguns anos (não muitos) se vivia sem computador, sem telemóvel, sem internet e sem mais umas quantas coisas.
Há dias estava eu a explicar a uma turma de 7º ano que têm de escolher o seu próprio método de estudo, pois não há nenhum método universal, cada pessoa tem de encontrar o seu. A determinada altura eu dei um exemplo e revelei qual era o meu método de estudo enquanto estudante.

Dizia eu:
- Por exemplo, quando eu estava a estudar Matemática resolvia todos os exercícios do manual e do livro de exercícios e utilizava uma folha à parte para anotar os exercícios em que tinha dúvidas.

Mal eu acabo de dizer estas palavras, e antes de poder continuar, há um aluno que me interrompe e diz:
- E depois ia tirar as dúvidas à internet!

Eu fiquei sem palavras e com os olhos esbugalhados a olhar para o aluno sem saber o que responder. (Depois lá lhes expliquei a minha realidade.) 
Fui estudante até ao 12º ano nos anos 80.

Sem comentários: