10 janeiro 2012

Cenas de aulas

Eu tenho uns miúdos realmente fantásticos. Hoje no 6º ano a aula era para, simplesmente, observar as brânquias (ou guelras) de um peixe (carapau). Enquanto estava a explicar a parte teórica já estavam todos em "pulgas" para observar o dito peixe, que ainda estava guardado dentro de um saco.
Quando chegou o momento de observar o peixe, as guelras e o opérculo, foi a loucura total. Queriam ver todos os órgãos do bicho. As criaturas ficaram simplesmente fascinadas com esta atividade. E eu a pensar que já fiz atividades muito mais interessantes e o feedback não foi assim tão grande nem tão empolgante. Mas, não sei porquê, estes miúdos deliraram com esta aula.


No fim, quase todos quiseram ficar com uma recordação do peixe. (Pensei para comigo mesma: "o quê??? querem ficar com um pedaço de peixe como recordação???" Foi uma coisa inédita na minha experiência profissional.) Ficou, assim, o peixe sem guelras, sem olhos e sem opérculos. Fiquei muito admirada com tanto entusiasmo, desta aula tão simples. Mas encheu-me o coração ver aquelas crianças a saírem da aula todas contentes e grandes sorrisos com aqueles órgãos embrulhados em papel absorvente.


1 comentário:

mfc disse...

Vê-los interessados dá cá um ânimo!!!