11 janeiro 2012

Inconformidades entre instituições? Falta de diálogo? Ignorância da legislação em vigor? Excesso de burocracia?

Realmente não sei o que chamar a determinadas situações que se têm vindo a suceder. Isto no meu caso, e, tanto quanto sei, também tem ocorrido com outras pessoas.


Resumindo o assunto. 
Depois de vários atestados médicos, quando vou entregar o último, no dia 30 de novembro, (eu sei que é o último porque daí a um mês sei que vou estar bem para retomar ao trabalho) a administração já não o aceita, porque o caso já está na junta médica. Claro que disse que aquele seria o último porque retomaria ao serviço antes que aquele atestado terminasse. A "chefe" pede-me para lhe enviar um mail a dizer o que lhe transmiti oralmente para que tivesse uma prova da nossa conversa e para remeter aquele assunto à junta médica e que não seria necessário entregar o papel do retorno ao serviço. Um dia depois enviei-lhe o mail e explicar o assunto.


Não confiei na parte em que a "chefe" disse que não era preciso preencher o papel do retorno e 3 dias antes do Natal fui à escola e preenchi o dito papel, deixando-o com uma funcionária. Comecei a trabalhar a 3 de janeiro. No dia 5 tinha um e-mail (do mais formal possível) a dizer que tinha de entregar com a máxima urgência a folha de retorno ao serviço preenchida. Imediatamente respondi que já o tinha feito em dezembro.


Hoje quase, uma semana depois da última troca de e-mails, recebo uma chamada telefónica (novamente a conversa decorreu da forma mais formal possível), para que entregue com a máxima urgência (portanto, para ontem) um comprovativo médico a comprovar que já posso estar de volta ao serviço. Respondi que não o vou  fazer pois, por um lado seria muito complicado arranjar consulta médica neste sítio com urgência e por outro tenho consulta na próxima semana.


Bem, não sei que diga nem o que pense sobre estas burocracias, sobre estas falhas no diálogo ou sobre a comunicação entre serviços diferentes. Ando desde o dia 30 de novembro a questionar o que é preciso preencher, entregar ou fazer para que esteja tudo em conformidade com a lei. Recebo como resposta que está tudo bem ou faz-se um silêncio. E de repente sou informada de que estou a trabalhar ilegalmente, pois devia ter entregue um papel há quase 15 dias.


É preciso ter muita paciência!!!



2 comentários:

mfc disse...

Isto é mesmo um país de opereta!

rosa do deserto disse...

Sim! Que país este, valha-me Deus!