03 maio 2013

Lógicas

Mas qual é a lógica dos professores do 1º ciclo não poderem vigiar os exames dos respectivos alunos?
Ao que parece estes professores não podem vigiar os exames dos seus próprios alunos pois há o risco (pois já aconteceu) destes dizerem algumas respostas aos pupilos. Não sei se será por mais alguma razão que não poderão vigiar os exames, mas que em algumas situações causa muito transtorno, lá isso causa.

Vamos por pontos:
1- A minha escola (EB 2,3) tem dois edifícios (exceptuando as escolas do 1º ciclo que fazem parte deste agrupamento): um para alunos do 1º ciclo (o pólo) e outro para alunos dos 2º e 3º ciclos. Ora, como os professores do 1º ciclo não podem vigiar estes exames quem os vigiará? Os tontinhos dos 2º e 3º ciclo, pois está claro. Logo, estes últimos irão faltar às suas aulas, uma vez que os exames decorrerão no pólo, havendo o outro edifício disponível para as fantásticas aulas. Hum e quem dará as aulas a que os professores vigilantes irão faltar? Os professores do 1º ciclo, claro está. E que aulas darão eles? As aulas que os parvinhos deixarão em planos de aulas, pois então.

Conclusão: os professores dos 2º e 3º ciclos FALTARÃO às suas aulas para vigiar os exames do 1º ciclo e AINDA TÊM de deixar um plano de aula para a substituição. Quer dizer, estragam-me a MINHA aula, dão-me um CASTIGO (que é o que as vigilâncias são) e ainda OBRIGAM os meus alunos a "gramar" uma porcaria duma substituição (que é o que as substituições são!). Sim, nas substituições deixamos uma porcaria de uns exercícios para resolver (que muitas vezes não serão corrigidos, pois foi só por obrigação que ficaram no plano de aula) ou então uma porcaria de um filme (sim, pois os alunos já estão fartinhos de filmes até aos olhos à conta destas substituições).

2- Os professores não são competentes para vigiar os seus exames? Pois, sei que há professores que diziam as respostas aos alunos... Sim, veja-se onde está a moral desta gente! Dizer respostas de exames! Mas isso quer dizer o quê? Que é um grande incompetente mas não quer que a sua escola tenha uma razia nos resultados? Que é tão, mas tão boa pessoa e gosta tanto dos meninos que lhes vai dar as respostas? Ou é simplesmente por falta de carácter? Pois, estes professores já são o fruto da educação pós 25 de Abril. Tenho pena, muita pena dos Capitães de Abril terem dado o corpo ao manifesto para que o país se tenha tornado nesta coisa pestilenta e doente. Lembro-me muito bem de ouvir pessoas mais velhas, tão velhas que não já não se encontram no mundo dos vivos, a defender a sua honra e palavra. Eram coisas muito importantes para as pessoas, estas duas. Podiam não ter nada, não ter dinheiro, não ter casa, não ter nenhum bem material, mas tinham honra e palavra e tinha-se orgulho disso. E hoje? Hoje não se sabe o significado destas duas...

Cada vez mais tenho vergonha de pertencer a esta profissão. Cada vez vejo mais desunião. Cada vez tenho mais asco das pessoas...

Sem comentários: