11 julho 2013

Pontos de vista

"Acho que o único mal que fiz foi ter nascido, visto que nunca fiz mal a ninguém."

Vi esta publicação no facebook. Há uma característica que eu tenho que a considero uma boa qualidade que é a sensatez. Ora, usando o bom senso, pus-me a reflectir sobre esta frase. A pessoa em questão (que eu não conheço de lado nenhum) não deverá estar muito bem emocionalmente, o que é cada vez mais normal tendo em conta a actualidade.
Há muitos anos talvez também eu tivesse alguns momentos de pensar assim. Mas, é preciso ter um certo bom senso e abstracção do que nos vai na alma para pensarmos sobre as coisas de uma forma mais fria e mais verdadeira.

"o único mal que fiz foi ter nascido", talvez seja um "pedido" de socorro. Talvez as pessoas estejam tão em baixo que precisam de alguém que as erga sem que fiquem completamente enterradas na lama e, consequentemente, se torne mais difícil ultrapassarem as dificuldades. Ou então é alguém que tem o síndroma da coitadinha, alguém que passa a vida a queixar-se, que os outros lhe fazem mal e ela nunca fez mal a ninguém, etc etc. 
Mas devia-se pensar um pouco sobre as coisas que nos acontecem, porque tudo acontece por alguma razão. E talvez aí se encontre a solução para o "problema"

"visto que nunca fiz mal a ninguém", talvez esta pessoa não tenha feito mesmo mal a ninguém. Mas o que é certo é que às vezes as pessoas fazem mal aos outros sem que se apercebam. Será que não fez mesmo? É que muitas vezes aquilo que não é mau para nós é mau para os outros. Ou então é alguém com um orgulho enorme que a cega e que a faz recusar-se a ver a realidade.

São apenas pontos de vista...



1 comentário:

mmm´s disse...

O termos nascido, não é um bem ou mal da nossa responsabilidade e, quanto a nunca ter feito mal a ninguém e uma atitude pouco humilde, mesmo involuntariamente fazemos mal a alguém. Em suma, considero a frase, desprovida de coerência e pouca sensatez.