03 março 2006

Uma história de amor...


Orfeu e Eurídice

Eurídice era uma ninfa casada com o poeta e músico grego Orfeu. Ao caminhar pela mata Eurídice encantou Aristeu, filho de Apolo, e este passou a persegui-la. Durante a fuga, a ninfa foi picada por uma serpente e morreu.

Orfeu ficou inconsolável com a perda de sua esposa e decidiu buscá-la no Hades, o reino dos mortos. Mas teria que vencer os obstáculos que tentariam impedi-lo, pois no caminho havia Erínias, Caronte e Cérbero, deuses que protegiam o acesso ao Hades. Orfeu começou a tocar sua lira e o doce som desse instrumento e a beleza de sua voz embeveceram os deuses e o afastaram do perigo. Orfeu suplicou a Hades e a Perséfone que deixassem levar Eurídice ou permitissem que ele ficasse ali com ela.

Hades e Perséfone ficaram comovidos com a música e a poesia de Orfeu e permitiram que Eurídice os acompanhasse até a superfície, com a condição de que fosse atrás deles e que Orfeu não olhasse para trás.

Ambos subiram do reino dos mortos, mas ao chegar à superfície, Orfeu não resistiu à tentação de olhar sua esposa e, ao fazê-lo, ela desapareceu. Orfeu pediu outra chance aos deuses, mas foi negada. Eurídice ficou separada de seu marido nos Campos Elíseos até que este morreu e pôde juntar-se a ela.

Sem comentários: