07 junho 2007

A raposa e as uvas

Eu adoro fábulas. Desde sempre que adoro ouvir e ler aquelas histórias, normalmente com animaizinhos, das quais no final tiramos sempre algo de útil. Todas elas nos ensinam sempre muita coisa. Por isso, sempre adorei as fábulas de Esopo e de La Fontaine. Há uma que me desperta a particular atenção e que, de vez em quando, me lembro. É a história da raposa e das uvas... Não sei porquê mas há qualquer coisa de muito actual nesta fábula. É mais ou menos assim: .
-----------------------------------------------
"
Uma raposa esfomeada passou por uma latada e viu uns cachos de uvas muito apetitosos.

- Estas uvas parecem muito suculentas - pensou ela. -Tenho que as comer!

Tentou apanhá-las saltando o mais alto que pode, mas em vão, porque as uvas estavam fora do seu alcance. Então desistiu e afastou-se. Fingindo-se desinteressada, exclamou:

- Pensei que estavam maduras, mas vejo agora que ainda estão muito verdes!"


Moral da história: "
É fácil desdenhar daquilo que não se alcança."

Dedicado a todas as "raposas" que há por aí...
eh eh eh

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim há muito por ai que tenta encobrir as suas fraquezas.
Mas a preposito, lembrei-me da fábula de La Fontaine a tal da formiga e a do elefante.

Moral desta na vida tudo se paga