11 abril 2013

Miúdos difíceis!

Eu sou uma lamechas das grandes em certos assuntos, mas um cubo de gelo noutros.

Há uma situação que tem sido cada vez mais recorrente desde que comecei a trabalhar. Infelizmente vejo cada vez mais um tipo de situação: os pais NÃO educam os filhos (desde que nascem, claro está!) e quando os petizes já são adolescentes, são uns grandes pequenos terroristas e já ninguém consegue fazer nada da criatura: nem pais nem professores. É incrível como se vê tão bem espelhado nos miúdos o ambiente e a educação que têm em casa.

Por regra (com as devidas excepções) quando os meninos são mal educados e arrogantes é porque trazem esse comportamento de casa. E o contrário também. Cada vez chegam mais mães à escola a queixarem-se dos adolescentes, dizendo que são uns mal educados, que não têm regras, que são desobedientes, que já não têm forças para conviver com aquela situação, que não conseguem viver assim, que já preferem que a criatura vá para uma instituição,... que... que... que... Meu Deus! Quantas vezes já ouvi "Veja lá o que consegue fazer por ele porque eu já não consigo!" 

O quê???? Mas os pais não souberam / quiseram dar a educação devida ao ser vivo e sou eu que tenho de aturar desaforos e mau comportamentos?! Eu que sempre fui uma aluna bem comportada, aluna exemplar no comportamento (mesmo que não fosse rapidamente mudaria dada a educação que tinha em casa) tenho de aturar isto?! Mas já não me basta aturar o filho que ainda tenho de aturar a mãe a lamentar-se, devido à sua péssima prestação como MÃE?!

Pois é, neste assunto sou uma insensível! Não tenho pena nenhuma daqueles pais que agora se queixam. E porquê? Porque ao longo de muitos anos transmitem aos meninos que os professores são horríveis! Porque em casa retiram a autoridade do professor! Porque acreditam nas mentiras que os meninos dizem acerca dos professores! Porque são tão estúpidos que não vêem os professores como aliados! Enfim, tanta coisa...

Era uma carga de porrada em cima do filho e do pai, para ver se algum aprendia alguma coisa.

Ah! E não me venham com a história de que eu não sei o que se passa em cada família, que cada caso é um caso, que eu não posso falar dos outros, etc etc etc Porque posso falar sim! Porque conheço VÁRIOS casos de miúdos que tiveram uma excelente educação! Porque eu vejo crianças  pequenas a serem muito mimadas e a não levarem logo uns bons tabefes quando precisam! E não tenho pena nenhuma destes pais pois mais tarde vão colher aquilo que plantaram, só é pena que muitas vezes sobre para cima de quem não tem culpa, os professores...

(Na verdade, às vezes até tenho pena mas até sinto uma espécie de revolta para comigo por estar a desculpabilizar alguém que, evidentemente tem culpa.)


Sem comentários: