05 abril 2006

Cativar



«E foi então que apareceu a raposa:
- Boa dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda não me cativaste.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incómodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um rapazinteiramente igual a cem mil outros rapazes. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...»

15 comentários:

maria inês disse...

"criar laços..." não é fácil, mas que quando se criem sejam fortes!

Mónica Lice disse...

É tão bom criar laços...

Pelo que vi, tens laços com os Açores! São uma terra fantástica, não achas?

Beijinhos.

rosa do deserto disse...

ramos
a verdadeira amizade está sempre presente em nós... nem que estejamos em dimensões diferentes... :) é bom ter um amigo como tu, desses há poucos :)

beijo grande

rosa do deserto disse...

anjoedemonio
é verdade q qd se criam certos laços eles são eternos e fortes também...

beijocas

rosa do deserto disse...

a lice
Tens razão, criei laços muito fortes com os Açores... Aquelas ilhas "cativaram-me"... São simplesmente fantásticas...

Beijocas

AnaCristina disse...

Cativaste-me miúda...
Vê se ficas connosco!

papoilasaltitante disse...

Acabaste escrever a minha passagem favorita de um dos livros favoritos...
Continua.
Bjs

Hindy disse...

A criação de laços e a amizade: fundamentais nas nossas vidas!

V. disse...

Adorei a história e fiz referência a ela no meu blog:)
Deste modo e com a tua simplicidade, cativaste-me...

rosa do deserto disse...

anacristina

:) tu também me cativaste... espero ficar... :) beijao

rosa do deserto disse...

papoilasaltitante

também adooooro esta passagem, já para não falar no livro, que quanto a mim é uma obra de arte...
Não sei porquê mas tenho tido dificuldades em entrar no teu blog, deve ser uma fase, espero que passe... :)
beijocas

rosa do deserto disse...

hindy

podes crer que estes laços são fundamentais... É na amizade que vamos, muitas vezes, buscar forças para enfrentar tantas coisas do dia a dia... :)

beijocas

rosa do deserto disse...

maresia

obrigada :) o teu blog também me cativou, continua...

Beijinhos

florzinhanina disse...

serás eternamente responsavél por todos aqueles que cativas...
beijo
boa pascoa

Anónimo disse...

Como a flor cativou o Principezinho... (seria só pela sua beleza exterior?), assim também muitas pessoas cativam pelo "aspecto" que mostram...
Mas cativar será isso?
NÃO!
Cativar é dar-se aos outros, mostrar-se na sua totalidade, o seu íntimo, sem subterfúgios...
Pois é...
Mostremo-nos e conseguiremos cativar muitos mais dos que nos rodeiam!
Parabéns pelo Blog!!!