20 abril 2006

Dia negro






Hoje o dia está negro... Estou naqeles dias que me apetece ouvir, ouvir e ouvir sempre a mesma música. A canção escolhida foi o "Cantar de Emigração", interpretado pelo grande Adriano Correia de OLiveira e musicado por José Niza. Esta música faz-me recordar uma época feliz da minha vida e também alguns amigos... A escuridão trouxe-me um espírito nostálgico, vou continuar a ouvir o "Cantar de Emigração"...


Aqui fica a letra que é lindíssima e também alguns dados sobre a sua autora...


Cantar de Emigração
-
Este parte, aquele parte
E todos, todos se vão
Galiza ficas sem homens
Que possam cortar teu pão
-
Tens em troca, órfãos e órfãs
Tens campos de solidão
Tens mães que não têm filhos
Filhos que não têm pais
-
Corações, que tens e sofres
Longas ausências mortais
Viúvas de vivos-mortos
Que ninguém consolará
-
Rosalía de Castro, escritora galega, nascida em Santiago de Compostela no ano de 1837. Descendente, por parte de sua mãe, de uma família da velha nobreza, o facto de ser filha ilegítima de um sacerdote marca-a profundamente desde muito jovem. Escreve em galego e em castelhano e acaba por se tornar um elemento preponderante do «Resurdimento Galego». Aos vinte anos publica La flor, seu primeiro livro de versos. Nos seus Cantares gallegos (1863), breves glosas de canções populares, manifesta a sua intensa nostalgia da terra galega. Em Follas novas (1880), obra de uma maior intensidade lírica, exprime a sua intimidade com mestria e simplicidade, abordando a natureza como puro símbolo da sua nostalgia desenganada. En las orillas del Sar (1885) acentua-se o seu pessimismo. Os temas predominantes nesta colectânea são a inelutável realidade da dor, a inexorável passagem do tempo e um obsessivo sentimento da morte. No conjunto, a sua obra gira em torno de três temas básicos: uma visão costumeira da Galiza rural, um conteúdo metafísico que a parece aproximar da filosofia existencial e a denúncia das assimetrias sociais da Galiza. Por outro lado, Rosalía é uma importante inovadora estilística, pois utiliza novos ritmos, mais flexíveis e harmoniosos do que os usuais na sua época.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Passei para a convidar a linkar o seu blog ao amar-ela! No meu blog são os visitantes que se adicionam à lista de blogs amigos! Basta clicar no logotipo do "Páginas Amar-ela" e fazer o registo.
Se for da sua vontade, vá até lá porque tinha imenso gosto em recebê-la!
Um abraço amigo,
Dani

Anónimo disse...

Que se passa "chiquitita"?
No te estoy comprendendo...
Tanta nostalgia!!!!
Como diz o Ramos: Arrebita!!!!
Bom, também temos o direito de ter dias assim, não é verdade?
Mas, faz um favor a ti mesma e aos teus amigos: "Tanta nostalgia, não"
Não estamos habituados.

Hindy disse...

Tanta nostalgia...

Anónimo disse...

acontece aos mlhores mas há alturas na via que temos de passar por isso...aprende a viver a vida mesmo que um amigo te dê uma nega...mesmo que um anjo não te deixe sonhar...mesmo que um furacão passe por sua vida e deixe tudo ao contrário à que saber passar isso...mesmo que eu te tenha deixado de falar...acontece e teve de ser...não posso permitir certas cenas...não gostei critiquei e agora preciso de tempo...aquele que nunca me dei aquele que preciso para mim e só para mim...a solidão sempre foi o meu forte e gosta de estar assim..........SOZINHA........
sozinha é que eu estou bem sem mais ninguém assim já fui feliz e vou voltar a ser...sou feliz à minha maneira...Gosto de ser assim ACABOU para mim

Hindy disse...

P.S.- Passa pelo meu "cantinho" e assina a petição!

AnaCristina disse...

Nostalgia? A essa hora?

Faltava-te a minha pessoa? Sê sincera! Eu dou alegrias à tua vida, mesmo que sejam asneiras...

Foste tu que me ensinaste: se estás aí é porque existe um propósito para isso...

Arrebita!

rosa do deserto disse...

AMIGOS

Obrigada pela força... Todos vocês são importantes para mim, são vocês que fazem os meus momentos felizes...

Felizmente o dia já está a ficar mais claro :) as nuvens começaram a ir-se embora (lentamente) e estão a deixar entrar uns raiozinhos de sol :D

"Nada é por acaso..."

Grande beijo a vocês, meus amigos...