10 maio 2006

Há pessoas realmente fantásticas!

Helen Adams Keller (27 de junho de 1880 – 1 de junho de 1968) foi uma escritora, conferista e activista social, nascida em Tuscumbia, Alabama, EUA. Um dos maiores exemplos para a humanidade, de que as deficiências físicas não são obstáculos para se obter sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega, surda e muda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.

Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiências. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protectora.

Vida

Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pela Universidade Radcliffe, instituição que a agraciou com o prémio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harward e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.

Em 1902 estreou-se na literatura publicando a sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não parou de escrever.

(retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller)

4 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

É um nome conhecido, mas desconhecia mais pormenores. Há algo no texto que me deixa confuso, mas poderemos falar oportunamente sobre o assunto.
Fica bem.
Manuel

Poesia Portuguesa disse...

Uma GRANDE MULHER!!!

Grata pela partilha e referência.

Um abraço carinhoso ;)

Menina Marota disse...

Assino por baixo da Poesia... um exemplo de MULHER!
Beijo e continuação de boa semana :)

papoilasaltitante disse...

Uma mulher que é um exemplo para qualquer cidadão do Mundo, seja homem ou mulher.

Beijos :)))