02 maio 2006

Vidro ou Diamante



Um homem estava à espera para atravessar uma rua quando um brilho na relva o chamou a atenção.
Deu uma olhada sem se abaixar e pensou... "Deve ser um caco de vidro e foi embora".
Mais tarde outro homem na mesma situação percebeu o brilho, baixou-se, pegou na pedra meio suja e viu que era talhada como um lindo diamante. Parecia mesmo um diamante enviando raios luminosos com as cores do arco-íris quando colocado ao sol.
O homem pensou "Será mesmo um diamante? Desse tamanho? Perdido aqui? Como veio aqui parar? Talvez o devesse levar a uma joalharia para ver ser é mesmo verdadeiro."
Olhava e olhava e de repente disse a si mesmo... "Que idiota que eu sou, imaginem se isto é um diamante, só pode ser um vidro talhado em forma de diamante que caiu de algum anel". Porque é que alguém como eu iria achar um diamante? E se eu o levar a uma joalharia ainda vou ter que aguentar o gozo do homem por eu ter achado que podia ser um diamante... Ah, logo eu, ia achar um diamante assim... Perdido na relva... "
E desta forma atirou a pedra para a relva e atravessou a rua, até um pouco triste pela sua pouca sorte.
No dia seguinte outro homem passando pelo mesmo lugar viu a pedra, atraído pelo seu brilho.
"Que pedra linda..." pensou ele! "Parece um diamante, talvez até seja um diamante, mas também pode ser apenas um pedaço de vidro a imitar um diamante... o melhor que tenho a fazer é levá-la a uma joalharia e pedir uma avaliação." E colocou a pedra no bolso. Depois da avaliação descobriu que se tratava de um verdadeiro diamante, de muitos quilates e com uma lapidação especial. Era uma pedra muito valiosa! Realmente especial! E o homem ficou muito feliz com a sua boa sorte!
Na nossa vida às vezes encontramos pessoas que são como aquele diamante... Valiosas! Pena é que nem sempre damos o tempo necessário para avaliá-las, confiando na nossa primeira, e muitas vezes errada, impressão, ou simplesmente achando que nunca tivemos sorte... Porque é que aquela pessoa apareceria justamente para nós?


(Autor desconhecido)

7 comentários:

Anónimo disse...

Por um lado não "guardamos" aqueles que são mesmo valiosos, devido ao nosso mau feitio de "estar sempre de pé atrás" ou, então, pensando que não somos pessoas que merecem que nos "caia" um diamante ou mesmo uma "estrela cadente"...
Por outro lado, muitas vezes agarramos um autêntico "calhau" pensando que o conseguiremos "lapidar"...
Ironias do destino, ou será da nossa condição humana?
Mas atenção: não devemos só atender à sua "beleza" mas, essencialmente à sua "essência" (estou a falar de diamantes, claro...)
Continua com esta qualidade excepcional do teu "sítio" (quem sou eu para fazer estes comentários?...)

Hindy disse...

É verdade! Por vezes não damos valor às pessoas que conhecemos ou achamos que não somos merecedores de amigos tão especiais... :)
Beijinhos

AnaCristina disse...

:D
Não custa nada um esforço para conhecer... mas e quando não há alterações?

Ivone Medeiros disse...

Pois é, isso acontece muitas vezes, não damos o devido valor às coisas, pessoas, amigos....
bj

maktub disse...

Nornalmente preferimos escolher os vidros aos diamantes ... na hora de fazer as escolhas fazemos muita burrice... mas tenho esperança que com o tempo consigamos seleccionar o trigo do joio... porque diamantes a poucos ... graças a Deus ainda existem alguns.. e tenho a sorte de conhecer alguns e dos grandes, até parece que foi uma bruxinha que os criou!!.
jokas

rosa do deserto disse...

Obrigada amigos por existirem... A minha vida seria muito mais triste se não vos tivesse...

Felizmente, há muito tempo, que aprendi que por detrás do que me parecia um vidro sem valor encontrei verdadeiros diamantes! E foram alguns... Ainda bem que não desisti, pois já coleccionei alguns diamantes... Sou mesmo sortuda :) (e rica eh eh)

Um abraço muito apertado aos meus "diamantes", principalmente a um muito especial que eu achava ser um verdadeiro "vidro riscado", afinal é um diamante com o brilho mais puro...

Obrigada por existirem no cofre do meu coração...

papoilasaltitante disse...

Bela parábola sobre os diamantes que vamos encontrando pelo caminho da nossa vida!!!
Eu tenho vários diamantes desses alguns mais raros que outros mas todos eles muito mas muito especiais!!!
Beijocas